top of page

Mesquita Sheikh Zayed

  • Foto do escritor: blog.viajando
    blog.viajando
  • 17 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Como chegar: Como contamos no nosso post sobre Transporte em Abu Dhabi, nós utilizamos o taxi para nos locomovermos na cidade. Essa é a maneira mais fácil de chegar até a mesquita Sheikh Zayed, pois ela fica um pouco afastada do centro da cidade, longe dos demais pontos turísticos. Para quem estiver de carro, há estacionamento no local.


A mesquita é um ponto turístico bem importante de Abu Dhabi, um dos mais conhecidos e esperados pelos turistas. Não é para menos!! A mesquita é realmente lindíssima, nunca vimos nada igual.


ree

A imponente mesquita Sheikh Zayed


De longe já é possível ver a mesquita e a entrada dela fica do outro lado, próximo ao estacionamento, parece um metrô... É uma construção circular com uma escada rolante que leva ao subterrâneo. O acesso à mesquita é por baixo, em um local como se fosse uma galeria.


Entrada da mesquita Sheikh Zayed


Um ponto interessante é que a entrada na mesquita é gratuita, pois é, na maior atração da cidade você não paga nada para entrar! Você pode optar por um tour guiado e nesta opção é possível acessar uma área maior da mesquita, este tour guiado é gratuito também mas possui horários específicos que colocamos abaixo. Nós optamos pela visita sem guia, e deu para ver muita coisa!!


A primeira parada é para a retirada do bilhete para visitação, onde é necessário preencher um formulário. São máquinas parecidas com aquelas de emissão de bilhetes em aeroportos.


De lá as mulheres passam por uma triagem para avaliarem se a vestimenta está adequada para a visitação. É necessário estar com mangas compridas e calças (largas ou jeans, legging não pode) ou saias longas. Caso não esteja de acordo eles emprestam uma Abaya (vestimenta árabe que é um vestido longo com um capaz para cobrir o cabelo), sem nenhum custo. Eles são bem exigentes com isso. Eu mesma fui com um vestido longo, de mangas compridas (o que está na foto acima), mas não me deixaram entrar com ele mesmo assim, pois disseram que as mangas tinham uma leve transparência :( Então eu precisei colocar a Abaya deles e usei o meu próprio lenço no cabelo. Até gostei, pois a Abaya era bonita, ficou melhor nas fotos rsrsrsrsrs.

Para homens eles são beeeem mais flexíveis. Os homens podem entrar com bermudas abaixo do joelho e camisetas de manga curta.


A mesquita é realmente de impressionar!!! Ela é imensa e interinha branca, clean mas ao mesmo tempo cheia de detalhes.

Na visita livre (que foi a que fizemos) você pode andar pelas áreas que quiser (nas permitidas é claro) e pode ficar por lá o tempo que quiser. Nós começamos pelo lado exterior da mesquita. Não sabíamos para onde olhar e a quantidade de fotos que tiramos foi assustadora rsrsrs.


ree

A mesquita foi construída a pedido do Sheikh Zayed (podemos presumir pelo nome!!) e foi inaugurada em 2007. Ela é imensa, a terceira maior do mundo, são 80 cúpulas e comporta até 40 mil fiéis, além disso é extremamente suntuosa, absolutamente toda revestida em mármore e com detalhes em ouro, cristais Swarovski e vidros de Murano. O chão e as paredes são revestidos de mármore com mosaicos lindíssimos, há também na parte exterior vários espelhos d’água.



Parte exterior da grande mesquita


No interior da mesquita é a área com maiores restrições, sõ três salões, sendo um maior principal e outros dois secundários, uma para homens e outro para mulheres separadamente. Nós pudemos ter acesso ao salão principal, de onde é possível ver os outros dois. Na visita guiada bé possível entrar em algumas outras áreas.


Nesta área podemos ver o maior tapete persa do mundo com medindo 5,627 m2 e pesando 47 toneladas e também o maior lustre de Swarovski do mundo.


Parte interior da grande mesquita


O interessante é que em nenhum momento é possível tirar o véu da cabeça durante a visitação, há vários funcionários advertindo os turistas. Vimos vários posts dizendo que era necessário retirar os sapatos para entrar na mesquita, mas para ser sincera nós entramos com os sapatos mesmo.


Recomendamos a visita perto do horário do pôr do Sol. O contraste da mesquita inteira branca com a luz solar é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A.


Pôr do sol na mesquia Sheikh Zayed


Maiores informações podem ser obtidas no site da mesquita Sheikh Zayed.

Horário de funcionamento: Sábado a quinta, de 9h às 22h; sextas, de 14h30 às 22h.

Os tours guiados ocorrem de domingo a quinta, às 10h, 11h e 17h; sextas, às 17h e 19h; sábados, às 10h, 11h, 14h, 17h e 19h.


A entrada é gratuita.


Outros posts que podem interessar:


Ferrari World

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2020 por Blog VIAJANDO

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page